quinta-feira, maio 18, 2006

A vida de Dona Vera


Tenho o maior orgulho de ter escrito a biografia de Vera Giangrande, profissional que ajudou a formar a alma de duas importantes atividades no Brasil: Relações Públicas e Atendimento a Clientes.

Durante o trabalho de apuração para escrever o livro, fiquei impressionado ao notar o quanto Vera Giangrande era respeita por todos os que com ela conviveram. Refazendo seus passos, não encontrei sinais relevantes de desgastes profissionais, muito menos portas fechadas. Foi um exemplo de competência, coragem, ética e humanidade.

Após a sua morte, em agosto de 2000, quando ocupava o cargo de ombudsman no Grupo Pão de Açúcar, os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e Diário Popular estamparam o seguinte texto-homenagem, em anúncio de página inteira:

"A partir de hoje, o céu vai ser um lugar melhor pra se morar.

Hoje cedo, quando Deus foi abrir a porta do céu, a Dona Vera estava lá. Olhando tudo, observando, querendo saber, perguntando e ouvindo todos.
E quando alguém lhe disse:
— Mas, Dona Vera, aqui é o Paraíso!

Ela provavelmente respondeu:

— Tudo bem, mas se der pra melhorar, a gente melhora.
E nós que ficamos aqui sem ela, sentimos um vazio, um nó na garganta, uma saudade grande. E só deixamos transparecer nossa tristeza porque Dona Vera não está mais aqui.
Senão ela ia dizer:
— Que cara é essa, gente? Vamos pra frente, consumidor não gosta de cara triste. Bota um sorriso nesse lábio e vamos fazer melhor.

Tá bom, Dona Vera. A gente vai chorar por dentro e sorrir por fora, mas só vamos fazer isso porque já faz parte da gente sua alegria de encantar a todos e também porque sabemos que suas idéias nunca vão morrer."

4 comentários:

Anônimo disse...

Em qual livraria eu consigo encontrar este livro?
Procurei nas Livrarias Cultura, Saraiva, Nobel e na Curitiba, mas parece que está esgotado em todos os lugares.
Nem no Sebo do Messias eu acho, rs.
Por gentileza, me indique onde comprar o seu livro.

Grata,

Jenny
jennytoniolo@hotmail.com

Alexandre Volpi disse...

Olá, Jenny, realmente o livro está esgotado nas livrarias. A editora não fez novas impressões e, como é um livro muito adotado nas faculdades de comunicação, foi grande a procura pelos exemplares remanscentes. Vou lhe passar um e-mail informando como comprar.
Abraços!

Carol Weigand disse...

Eu tinha esse livro, li e amei! Mas emprestei para uma colega e fiquei sem...Como posso adiquirir?

Alexandre Volpi disse...

ola Carla
neste segundo semestre de 2013, será lançada a versão digital do livro. Será divulgado na fan page do livro no Facebook
http://m.facebook.com/?_rdr#!/profile.php?id=400311376753320&__user=1057353505
Acompanhe!